Primeiras notícias...não muito animadoras, desculpem...
Carissimos...As notícias não são as melhores, mas também não são dramáticas...
...quer dizer, são um bocadinho...
1º - Cesena não é Bolonha!
Pois, caros amigos, venderam-me o peixe como sendo uma cidade europeia cosmopolita sofisticada italiana e afinal fui desterrada para uma aldeola que só tem um centro com umas lojitas e pouco mais...mas para ainda ser melhor, eu estou a 30min a pé desse mesmo centro, num sítio onde há só casas tipo vivendas, árvores e velhinhas a andar com aquelas bicicletas com um cestinho à frente para as compras... Isto até seria fixe se eu tivesse vindo de uma período de exames loucos e precisasse de descansar 1 semana, nunca 4 meses!!!
2º - A casa onde fiquei não é bem uma casa!
Bem, não sei de quem foi a ideia de me desterrar, mas confesso que foi bem conseguida porque, para além do que expliquei antes, a casa onde estou é, na realidade, um sotão, mas daqueles muito bons, no qual o meu quarto deve ter sido, em tempos, uma arrecadação... Tomei a liberdade de a denominar " A Cela ". Seguem algumas fotos ilustrativas para verem que não estou a exagerar. Aviso de antemão que não tolero comentários do tipo "podia ser pior...", lol.


3º - Onde está a sofisticação do estrangeiro de que todos falam?
Pois, meus amores, como diz o Professor Duarte Gomes, eu serei a primeira a interromper o discurso de toda e qulaquer criatura que disser que em Portugal não há nada ou que está tudo atrasado. Passei de duas Faculdades (Lisboa e Coimbra) onde tinha internet wireless acessivel em todos os locais e a toda a hora, uma plataforma onde estavam disponíveis todo o tipo de documento para alunos de qualquer parte do mundo, permitindo consultar bases de dados e bibliotecas existentes em todos o mundo, para uma Faculdade Italiana, dita adiantada e sofisticadam onde nem sequer há uma sala aberta todo o dia para aceder à internet, uma cantina para estudantes ou uma biblioteca como deve ser... Por favor, saiam do nosso País por uns tempos e vejam a quantidade de recursos de que já dispomos e não valorizamos, o esforço que tem sido feito no sentido da melhoria das condições para os estudantes universitários, depois voltem e "falem agora"...
A cidade quase não tem cyber cafes, tem apenas (que tenhamos conhecido) um ponto de internet a 2.4€/hora, onde se juntam os africanos e os muçulmanos cá da terra, ambiente muito bom por sinal... Não há cantinas, há 2 ou 3 restaurantes que fazem desconto de 20% para universitários, o que nos permite almoçar pela módica quantia de 7 ou 8 euros diários, coisa pouca se pensarmos que se não os quisermos gastar, temos de andar 30min até casa e novamente 30min de volta para a Faculdade...
Muito negativista? Perdoem-me mas, na verdade, este primeiro impacto não foi muito simpático, foi mais como um murro no estômago, tal como disse no email...
Mas há coisas boas!!! As pessoas são muito acolhedoras, muito calorosas e prestáveis. Todos perguntam de onde somos (incluindo os desconhecidos, caso paremos na rua mais que 5min sem andar), assim que percebem que somos estrangeiros, o que andamos a fazer, querem sempre saber mais e questionam sobre os nossos países. Inclusivamente a maioria dos senhores que passam de carro por mim e pela Vládima no nosso caminho diário para a Faculdade a pé, são tão simpáticos que apitam constantemente quando nos vêm a passar na rua, mas acredito que isso seja apenas porque estão naquele espírito acolhedor e integrador e querem só dar um olá e bom dia ;) . Os colegas da Faculdade (8 no mestrado europeu) são pessoas muito divertidas e parecem ser verdadeiramente agradáveis, dispostas e interessadas em conversar, partilhar e a ajudar. Os Professores são muito divertidos e tiveram uma atitude muito generosa connosco, recebendo-nos num momento informal com um lanchinho e mostrando-nos a Faculdade e os principais pontos da cidade, foi muito agradável e importante!!
Bem, amigos e amigas, para já é o que vos posso dizer... Continuo à procura de um novo poiso, porque A Cela está a tornar-se dia após dia mais pequena para mim e as minhas tralhas e a minha claustrofobia agrava-se! Vou dando notícias por aqui, sim?
Beijos para todos com muitas e sinceras saudades, curtam o que temos por aí e valorizem o luxo de uma cidade bonita, uma vista para o mar ou para o rio, já para não falar dos nossos quartinhos cheirosos, com janelas decentes, e para os mais sortudos, com a comida e roupa lavada da mamã!!!
Tenho-vos a todos no meu coração!
BEIJO*Du
Beijos para todos com muitas e sinceras saudades, curtam o que temos por aí e valorizem o luxo de uma cidade bonita, uma vista para o mar ou para o rio, já para não falar dos nossos quartinhos cheirosos, com janelas decentes, e para os mais sortudos, com a comida e roupa lavada da mamã!!!
Tenho-vos a todos no meu coração!
BEIJO*Du
2 Comments:
Guga, é o Padrinho !
Olha que é mesmo assim ao princípio, agora custa mas depois adaptas-te, conheces pessoas, viajas e vão tudo ser experiencias giras e histórias para contar e rir à grande !
E pelo que vejo a experiencia já te ensinou muitas coisas importantes e ainda só passaram uns dias imagina ao fim dos 4 meses ! Voltas de cabeça nova e pronta pra apreciar tudo de outra plataforma e com mais intensidade.
Agora aproveita pra viveres ao máximo tudo o que a "Caserna" tem pra te oferecer(as buzinadelas sexys, o aconchego da Cela, os cibernautas árabes e a proximidade de pessoas lugares e experiências novas!) carregando sempre no sentido de humor! Não há como rir dos contratempos para que deixem de pesar tanto. E claro mente aberta pra observar e absorver o mais possível que a aprendisagem maior é provavelmente o que aprenderes no dia a dia fora das aulas !
Bjns e força nas canetas !
ohhh amiga.... vais ver que quando começarem as festas, nas casas uns dos outros é mais fácil... bebe p esquecer, pq nós por cá não precisamos de beber pq nunca te vamos esquecer!
Beijo bom
Enviar um comentário
<< Home